A nossa Escola
 

EB1 DE SANTO ANTÓNIO- MARTIM

A actual E.B.1 de Santo António de Martim foi inaugurada no dia 5 de Dezembro de 1971.
Antes da sua construção, a população recebia instrução primária na escola básica da freguesia vizinha de Encourados. Em Martim só existiam duas pequenas salas sem condições, uma no Lugar do Valteiro e outra no Lugar da Venda, que eram pequenas para o número de alunos já existentes na altura. O edifício actual tinha seis salas de aula, espaços comuns, um logradouro vedado, um ringue, instalações sanitárias e um pré-fabricado utilizado para reuniões dos professores. Devido ao seu estado de degradação a escola sofreu um restauro a nível geral em 1996/1997, sendo construído um ringue no local onde existiam vestígios de dois pavilhões pré-fabricados onde em tempos funcionou a Telescola e, nos últimos anos de existência, serviu para turmas do ensino básico dado ao número elevado de alunos. Em 1999 foi instalado um telefone e pouco tempo depois a escola foi apetrechada com computadores e máquina fotocopiadora. No pavilhão de apoio, existe ainda uma pequena biblioteca.
Já em 2002, a escola voltou a sofrer reparações em todas as salas e recuperação das casas-de-banho. No espaço da escola existia, ainda, uma horta que é cultivada pelos mais novos. Entretanto, em Abril de 2005, a Câmara Municipal de Barcelos abriu o concurso para a ampliação e requalificação da EB1 de Martim. Com as obras de ampliação e requalificação da EB1 de Martim, da responsabilidade da autarquia barcelense e cujo valor ascendeu os 150.000,00 euros, os nossos alunos têm, primeira vez, direito a prolongamento de horário, almoçar na cantina da escola e às actividades extras, desde o inglês, a música, a ginástica e o apoio ao estudo. Só com as obras efectuadas e o esforço da autarquia foi possível começar este ano lectivo (2006/2007) proporcionando às nossas crianças todas as condições.
As salas existentes foram requalificadas e a escola foi ampliada em mais duas salas. A escola foi, entretanto, totalmente pintada. Dada a dimensão da escola e o número de alunos, surgiu a necessidade de dotar das melhores condições as seis salas de aula que já existiam. Após a realização de um estudo mais aprofundado concluíu-se que as salas mais antigas precisavam também de remodelação, desde as caixilharias, soalho, quadros, aquecimento e até a parte eléctrica. No âmbito da empreitada, todo o edifício foi recuperado, sendo as novas salas edificadas no primeiro andar da escola. As infra-estruturas básicas de apoio às salas de aula, assim como a iluminação interior das mesmas, foram também remodeladas. Além disso, como já foi divulgado, a Junta de Freguesia de Martim propôs à Câmara Municipal de Barcelos a criação de um espaço de apoio às actividades realizadas pelos alunos.
A EB1 de Martim tem agora oito salas de aula, mas ainda necessita de um espaço para que as quase 150 crianças que frequentam a escola possam realizar as suas actividades. Avaliada em mais de 100 mil euros, a ampliação da escola permite que esta funcione em regime normal, entre as 9h e as 16 horas, quando, nos anos anteriores, funcionava em regime duplo, entre as 8h e as 18 horas.
 
Contactos:
Morada: Lugar da Igreja
4755-305- Martim
Barcelos
Telefone - 253 913 715
 
Segunda-Feira, 29-05-2017 16h08
     
    ACADÉMICO FUTEBOL CLUBE
    AGRUPAMENTO DE ESCUTEIROS
    CASA DO POVO
      GRUPO FOLCLÓRICO
      FUTEBOL FEMININO
      LUTAS AMADORAS
 
   
   
 
 
 
 
 
     
  Copyright 2007 Junta de Martim. Todos os direitos reservados. handmade by "Brainhouse e Tripledesign"